Monday, June 15, 2015

AUTO-RETRATO DO ESCRITOR ENQUANTO CORREDOR DE FUNDO (HASHIRU KOTO NUT SUITE KATARU TOKI NI HOKU NO KATARU KOTO)

Haruki MURAKAMI (n. 1949)
Porto, Casa das Letras, 2009, 192 pp.
(Literatura / Adultos)

Escritor e corredor de fundo, Murakami reflecte, neste livrinho, sobre a relação entre a corrida e a escrita, e em geral sobre a vida.

Sunday, June 14, 2015

A TEORIA DE TUDO (THE THEORY OF EVERYTHING)

Dirigido por James Marsh, com Eddie Redmayne, Felicity Jones (2014, cores, 123 mn)
(Drama / Adultos)

Retrato da relação entre Stephen Hawking e Jane Wilde, a primeira mulher do famoso astrofísico, que era anglicana praticante e lhe deu três filhos.O filme percorre os 30 anos de vida deste casal, com os seus altos e baixos, a sua complexidade de pontos de vista e a intensa e heróica luta contra a terrível doença de Hawking.

OS CÃES LADRAM (THE DOGS BARK)

Truman CAPOTE (1924-1984)
Lisboa, Relógio d’Água, 2002, 380 pp.
(Literatura / Adultos)

A primeira parte deste livro presenteia-nos com uma série de personagens de Nova Orleães, a cidade-natal do autor, bem como de Nova Iorque, onde ele viveu muito tempo. Na segunda parte, Capote inaugura o género narrativo pelo qual se tornou famoso – o relato de factos verídicos –, narrando a digressão pela URSS de uma companhia de ópera constituída por negros, que foi tentar derreter o gelo que separava o Ocidente do Leste. Conclui o livro uma longa auto-entrevista.

QUARTETO (QUARTET)

Dirigido por Dustin Hoffman, com Maggie Smith, Tom Courtenay, Billy Connolly, Pauline Collins (2012, cores, 98 mn)
(Drama & Comédia / Jovens & Adultos)

Belo filme sobre o envelhecimento. Quatro cantores líricos (Wilf, incorrigível brejeiro que usa uma linguagem com tendência para o grosseiro, Reg, que faz conferências para jovens rappers, Cissy, que tem acessos frequentes de Alzheimer e Jean, uma diva esquecida) encontram-se num lar de terceira idade para músicos e reencenam o quarteto do Rigoleltto de Verdi que gravaram muitos anos antes para apresentarem no espectáculo anual de angariação de fundos da instituição. Tudo isto sobre o pano de fundo das dificuldades de envelhecimento de todos os habitantes do lar, onde reina um incondicional amor à música.
O ritmo é intenso e os actores são excelentes.

Friday, June 12, 2015

DO FUNDO DO CORAÇÃO (CROW LAKE)

Mary LAWSON (n. 1946)
Caderno, 2007, 302 pp.
(Literatura / Adultos)

Luke (18 anos), Matt (17 anos), Kate (7 anos) e Bo (1 ano) ficam subitamente órfãos e entregues a si próprios, e têm de arranjar maneira, primeiro de manter unida a família, depois de sobreviver. Vinte anos passados, Kate, já com a vida bem organizada, narra este período difícil da sua vida, e as consequências que dele advieram para os quatro irmãos. 
Um romance notável e muito bem escrito, em que o ritmo dramático e o crescendo de tensão é entrecortado por momentos de calma e segurança, e em que se analisa o que significa o êxito e o fracasso, e o surpreendente impacto que o altruísmo tem sobre a vida dos próprios e dos outros.

O IMPERADOR DE PORTUGAL (KEJSAM AV PORTUGALLIEN)

Selma LAGERLÖF (1858-1940)
Lisboa, Ulisseia, 2006, 212 pp.
(Literatura / Jovens & Adultos)

Escrito no começo do século XX, trata-se de uma história de amor e fidelidade de um pai por uma filha, que é ao mesmo tempo a história da persistência de quem se recusa a abandonar um ideal, seja por que preço for, tornando-se uma pessoa melhor por isso. A tradução, excelente, é de Esther de Lemos.

MULHER DE OURO (WOMAN IN GOLD)

Dirigido por Simon Curtis, com Helen Mirren, Ryan Reynolds (2015, cores, 109 mn)
(Drama / Jovens & Adultos)

Maria Altman, judia austríaca que escapou por uma unha negra com o marido da invasão nazi, também deixou para trás um quadro de Klimt que, mais de 50 anos depois, decide recuperar. Empreende então, com a ajuda de um jovem advogado também de ascendência austríaca, uma batalha legal com esse objectivo.
Um filme intenso, carregado de suspense e humor, e com excelentes interpretações, que é ao mesmo tempo uma lição de história da II Guerra Mundial.

Thursday, June 11, 2015

UMA CASA PARA MR. BISWAS (A HOUSE FOR MR. BISWAS)

V. S. NAIPAUL (n. 1932)
Lisboa, Quetzal, 2012, 768 pp. 
(Literatura / Adultos)

Mr. Biswas é (tal como o próprio Naipaul) um indiano estabelecido em Trinidad, que tem uma grande ambição na vida: ter uma casa sua, onde possa viver longe dos parentes da mulher, que lhe infernizam a vida.
Romance entre o cómico e o trágico, entre o divertido e o patético, que retrata uma época e um local, mas também um fundo permanente da alma humana.

Wednesday, June 10, 2015

A LETRA ESCARLATE (THE SCARLET LETTER)

Nathaniel HAWTHORNE (1804-1864)
Lisboa, Dom Quixote, 1988
(Literatura / Adultos)

Escrito a meio do século XIX, é um dos mais famosos romances americanos de sempre, cheio de intensidade dramática. Nele se narra a história de uma mulher que, tendo dado à luz uma filha em consequência de um acto de adultério, procura depois compensar esse acto com a sua vida e as suas obras. 

Monday, June 8, 2015

CLARISSA

Erico VERISSIMO (1905-1975)
Lisboa, Livros do Brasil, s.d.
(Literatura / Adultos)

Nos começos da década de 1930, Clarissa - 13 para 14 anos - vai estudar para a cidade e fica a viver na pensão da tia Zina, onde encontra diariamente uma série de personagens. Ao mesmo tempo, esta menina doce e ingénua, e cheia de perplexidades de criança/mulher, vai conhecendo alguma coisa do mundo, mas sem perder a sua inocência e a sua capacidade de se maravilhar com aquilo que a rodeia.

Sunday, June 7, 2015

TREZE DIAS (THIRTEEN DAYS)

Dirigido por Roger Donaldson, com Kevin Costner, Bruce Greenwood, Shawn Driscoll (2000, cores)
(Drama / Jovens & Adultos)

Em Outubro de 1962, durante crise dos mísseis de Cuba, uma situação potencialmente explosiva que podia ter provocado milhões de mortos, um grupo de pessoas – homens normais, com qualidades e defeitos, alguns deles muito óbvios – tiveram de arranjar maneira de evitar um desfecho dramático, e conseguiram.

O TIGRE E O DRAGÃO (WO HU CANG LONG)

Dirigido por Ang Lee, com Yun-Fat Chow, Michelle Yeoh, Ziyi Zhang (2000, cores, 120 mn)
(Drama / Adultos)

Baseado na tradição chinesa dos heróis wuxia, os guerreiros nómadas que, vivendo à margem das leis da sociedade, procuram fazer justiça de acordo com as suas leis próprias, o filme é uma reflexão sobre a paixão e a prudência, a emoção e a razão, a liberdade e o dever, num conjunto admirável, dramático e cheio de ousadia, acompanhado por uma fotografia de grande qualidade e filmado sobre a impressionante paisagem da China.

A TESTEMUNHA (WITNESS)

Dirigido por Peter Weir, com Harrison Ford, Kelly McGillis, Lukas Haas (1985, cores, 112 mn)
(Drama / Jovens & Adultos)

Um rapazinho amish assiste inadvertidamente a um crime sobre o qual terá de testemunhar em tribunal; mas o criminoso é um homem perigoso, de maneira que John Book, o polícia representado por Harrison Ford, terá de proteger a testemunha, deslocando-se para isso à comunidade amish. 
O filme confronta o estilo de vida americano moderno com o estilo tradicional amish, nomeadamente na questão do pacifismo e da violência.
Tem uma curta cena de intimidade.

Saturday, June 6, 2015

PORQUÊ LER OS CLÁSSICOS (PERCHÉ LEGGERE I CLASSICI)

Italo CALVINO (1923-1985)
Lisboa, Teorema, 2009, 270 pp.
(Ensaio literário / Jovens & Adultos)

Bons ensaios sobre alguns dos grandes autores clássicos da história da literatura.

UM, NINGUÉM, CEM MIL (UNO, NESSUNO E CENTOMILA)

Luigi PIRANDELLO (1867-1936)
Lisboa, Cavalo de Ferro, 2007, 168 pp.
(Literatura / Adultos)

O que é um homem? A imagem que ele tem de si próprio, a imagem que os outros têm dele, ou nenhuma destas coisas? Eis a questão que o autor explora, num romance desconcertante e cheio de um humor muito particular.

SANGUE SÁBIO (WISE BLOOD)

Flannery O’CONNOR (1925-1964)
Lisboa, Cavalo de Ferro, 2007, 184 pp.
(Literatura / Adultos)

Primeiro romance da autora, narra a história de Hazel Mote, um jovem que, cheio de fervor religioso, pretende fundar uma igreja sem Cristo e se envolve com uma série de personagens bizarras que o confrontam com este objectivo. Mas, ao contrário da indiferença, que mata, o ódio pode ser sinal do seu contrário, e de facto o ódio que Hazel Mote tem a Cristo é um sinal do amor (involuntário) que na realidade Lhe tem.

Friday, June 5, 2015

TODA A LUZ QUE NÃO PODEMOS VER (ALL THE LIGHT WE CANNOT SEE)

Anthony DOERR (n. 1973)
Lisboa, Presença, 2015, 520 pp.
(Ficção histórica / Jovens & Adultos)

Trata-se de uma obra cheia de luz e de optimismo, a despeito de a história decorrer durante a II Guerra Mundial. 
Marie-Laure, uma jovem francesa cega que tem de fugir de Paris quando os nazis ocupam a cidade, e Werner Pfenning, um jovem alemão órfão com um talento especial para os rádios, conhecem-se em Saint-Malo nas vésperas do dia D e saem vitoriosos daquela guerra terrível graças à sua bondade e à sua inocência.

AMAZING GRACE

Dirigido por Michael Apted, com Ioan Gruffud, Albert Finney, Michael Gambon (2006, cores, 118 mn)
(Drama / Jovens & Adultos)

Na Inglaterra do final do século XVIII, William Wilberforce, cristão reconvertido, move céus e terra e empenha o seu enorme talento oratório para pôr fim ao comércio de escravos. 
Um filme apaixonante.

ADEUS, RAPAZES (AU REVOIR, LES ENFANTS)

Dirigido por Louis Malle, com Gaspard Manesse, Raphael Fejto (1987, cores)
(Drama / Adultos)

Na França da II Guerra Mundial, um colégio interno de padres é um oásis de segurança para os rapazes que ali se encontram – segurança que será posta em causa pela chegada de um novo aluno, um rapaz judeu, que os padres decidem proteger infringindo os regulamentos impostos pelo ocupante nazi.

AS GÉMEAS EM SANTA CLARA (THE TWINS AT ST. CLAIRE'S)

Enid BLYTON (1897-1968)
Lisboa, Oficina do Livro
(Aventuras / a partir dos 10 anos)

Patrícia e Isabel, as duas gémeas do título, têm dificuldade em se adaptar ao colégio interno. Quando, porém, se estabelecem, as aventuras começam. 
Reedição de um clássico de Enid Blyton, que encantou as mães e as avós das actuais crianças. 
(NB – Todos os livros de Enyd Blyton são recomendados.)

BRANCA COMO A NEVE, VERMELHA COMO O SANGUE (BIANCA COME IL LATTE, ROSSA COME LA SANGUE)

Alessandro D’AVENIA (n. 1977)
Lisboa, Lua de Papel, 2010, 264 pp.
(Ficção / a partir dos 13 anos)

Leo é um adolescente nada idealista, a quem o mundo desagrada razoavelmente. O livro conta um ano da vida deste rapaz, o ano em que chega à escola um professor especial, o Sonhador, que vai colocar-lhe uma série de questões importantes (Deus, o amor, a dor, o bem e o mal, a amizade, o sentido da existência), que têm um impacto decisivo sobre a sua vida.

AS CARTAS DO DERROTADO (THE LOSER LETTERS)

Mary EBERSTADT
Lisboa, Alêtheia, 2011, 170 pp.
(Ensaio / Adultos)

Num conjunto de cartas que oscilam entre o trágico e o divertido, a autora assume o papel de uma jovem de cerca de 20 anos, católica de berço, que se converteu ao ateísmo e que envia uma série de conselhos (gratuitos) aos ateus de serviço para estes melhorarem a sua imagem e conseguirem captar mais cristãos. Pelo caminho, vai demonstrando que o ateísmo não tem qualquer hipótese de vencer numa comparação com o cristianismo, seja em termos de doutrina, seja em termos históricos ou em termos das inteligências que abraçaram um e outro.

O CONVIDADO DO FUTURO

Gyorgy DALOS (n. 1943)
Lisboa, Temas e Debates, 2001, 178 pp.
(Ensaio literário / Adultos)

Em 1945, o pensador britânico Isaiah Berlin (nascido em Riga) conheceu a poetisa russa Anna Akhmatova em Leninegrado, e fez-lhe uma visita que durou catorze horas. O livro consiste num relato das circunstâncias desse encontro, bem como dos seus antecedentes e das suas consequências – terríveis para Akhmatova, suspeita pelo regime estalinista de pactuar com espiões ocidentais.

ORTODOXIA (ORTHODOXY)

G. K. CHESTERTON
Lisboa, Alêtheia, 2008, 200 pp.
(Ensaio filosófico / Adultos)

Na sequência de uma série de experiências interiores, Chesterton foi-se aproximando da ortodoxia cristã, convertendo-se ao catolicismo em 1922; uma parte dessas experiências é descrita como a longa epopeia «de um velejador inglês que, tendo cometido um ligeiro erro de cálculo na rota, descobre a Inglaterra, pensando tratar-se de uma ilha desconhecida dos mares do Sul» (Ortodoxia). Ou seja, que percorre montanhas e vales e dá à sua inteligência tratos de polé, para chegar às mesmas conclusões a que podia ter chegado lendo o catecismo. E a mais clara das conclusões a que Chesterton chega na Ortodoxia é a de que o cristianismo não pode deixar de ser a religião verdadeira, porque é a que melhor se adapta à realidade, a que melhor descreve o mundo tal como o conhecemos e o experienciamos, com todas as perplexidades e frustrações a ele inerentes. 
Ortodoxia é um dos mais importantes livros de Chesterton, e um dos que mais influenciou uma geração de conversos na Inglaterra do princípio do século passado, tendo continuado a iluminar sucessivas gerações de apreciadores deste mestre do paradoxo.

RETRATO DE UMA SENHORA (PORTRAIT OF A LADY)

Henry JAMES (1843-1916)
Lisboa, Relógio d’Água, 2006, 650 pp.
(Literatura / Adultos)

Cuidadoso estudo de personalidades e motivações, o romance conta a história de uma rica herdeira americana, uma mulher culta e inteligente, mas também ingénua, que se muda para a Europa à procura de marido e que, depois de recusar ofertas de homens nobres e cheios de boas intenções, acaba por cair no laço de um aventureiro.

POMPEII

Robert HARRIS (n. 1957)
Lisboa, Bertrand, 2004, 316 pp.
(Ficção histórica / Adultos)

Recorrendo à consagrada técnica do romance histórico que consiste em combinar personagens reais e personagens de ficção, o livro narra a história da erupção do Vesúvio e o desastre que ela produziu em Pompeia, tendo como protagonista Marco Atílio Primo, o encarregado da supervisão do aqueduto que fornece água à baía de Nápoles.
Contém algumas passagens controversas.

O CAMARADA D. CAMILO (IL COMPAGNO D. CAMILO)

Giovanni GUARESCHI (1908-1968)
Lisboa, Europa-América, 1990, 184 pp.
(Ficção / Jovens e Adultos)

D. Camilo em Moscovo é um dos livros de uma série escrita por Guareschi no auge do conflito entre a esquerda comunista e os democratas-cristãos na Itália do pós II Guerra Mundial. Dotado de um humor e de um humanismo incomparáveis, Guareschi descreve-nos neste volume a viagem de um padre católico italiano, D. Camilo, à URSS, integrado numa brigada comunista. Disfarçado de proletário, D. Camilo percorre a URSS desmascarando a propaganda comunista e pregando o Evangelho a cada homem e cada mulher com quem se cruza.
Os outros volumes – D. Camilo e o seu pequeno mundo, O regresso de D. Camilo e D. Camilo e o seu rebanho – podem eventualmente encontrar-se em alfarrabistas.

VIDA E DESTINO

Vassily GROSSMAN (1905-1964)
Lisboa, Dom Quixote, 2011, 856 pp.
(Literatura / Adultos)

Utilizando o método de Tolstoi – uma família, com as suas ramificações, as suas gerações sobrepostas, as suas divisões, as suas incompreensões, face à História –, Grossman começou a escrever a epopeia do exército e do povo soviéticos na II Guerra. 
O primeiro volume, Por uma causa justa, foi publicado em 1952. Os acontecimentos na URSS do pós-guerra provocaram uma conversão no autor: as campanhas antissemitas, as perseguições aos judeus e aos opositores, obrigam Grossman a olhar para os dois regimes à luz de Treblinka e de Kolyma. 
Em Vida e Destino as personagens entrecruzam-se numa epopeia da sobrevivência humana, advogando o bem e a liberdade, contra as modernas fábricas do mal e da escravidão. Apreendido pelo KGB em 1960, este livro, que se tornou um dos grandes clássicos da literatura russa e universal, sobreviveu por milagre. 
Em tradução recente de Nina e Filipe Guerra.

TUDO PASSA

Vassily GROSSMAN (1905-1964)
Lisboa, Dom Quixote, 2013, 240 pp.
(Literatura / Adultos)

Uma obra que gira à volta do valor da liberdade e da possibilidade/impossibilidade de a viver. 
Na URSS pós-estalinista, um prisioneiro político é libertado e reabilitado, voltando a Moscovo depois de 30 anos de trabalhos forçados na Sibéria. A integração na sociedade soviética do tempo de Kruchtchev mostra-lhe que as “mudanças” deixaram o essencial na mesma e que, sem liberdade, a vida não existe – esta é a convicção do autor e do seu herói.

A CONVOCATÓRIA (THE SUMMONS)

John GRISHAM (n. 1955)
Rio de Janeiro, Rocco, 2002, 300 pp.
(Ficção / Adultos)

Ray Atlee, professor de Direito na Universidade da Virginia, é chamado pelo pai para discutir o conteúdo do seu testamento, mas ao chegar vai encontrá-lo morto, com o testamento ao lado e três milhões de dólares em dinheiro num armário. Dá então início a uma investigação destinada a estabelecer a honradez do pai, um juiz respeitado na cidade.

Thursday, June 4, 2015

A CONSPIRADORA (THE CONSPIRATOR)

Dirigido por Robert Redford, com Robin Wright, James McAvoy e Tom Wilkinson (2010, cores, 122 mn)
(Drama / Adultos)

No decurso da guerra civil americana, um grupo de conspiradores planeou assassinar Abraham Lincoln. O grupo reunia-se em casa de uma mulher, cujo filho fazia parte do mesmo e foi o único a conseguir escapar à prisão; esta mulher é pois julgada com os restantes conspiradores, em tribunal militar. 
Um episódio pouco conhecido da guerra civil americana, muito bem tratado neste filme; que é uma interessante reflexão sobre o estado de direito e a sua aplicação em determinados casos.

OS CORISTAS (LES CHORISTES)

Dirigido por Christophe Barratier, com Georges Chaperot, René Wheeler (2004, cores, 97 mn)
(Drama / Jovens e Adultos)

É um daqueles filmes que fazem bem à alma (sem ser sentimental nem excessivamente realista), um filme sobre o poder terapêutico e educativo da música. 
Ficava melhor com uma pontinha de bom humor, mas ainda assim é óptimo.

CRIADORES (CREATORS)

Paul JOHNSON (n. 1928)
Lisboa, Alêtheia, 2006, 387 pp.
(Ensaio biográfico / Adultos)

Nesta obra, Paul Johnson examina a natureza e a importância da criatividade, seja ela na literatura (Shakespeare ou Jane Austen), na pintura (Dürer ou Turner), na música (Bach), na arquitectura (com Pugin ou Viollet-le-Duc), na moda (Balenciaga e Dior) e no cinema de animação (Disney) – entre muitos outros. 
Num conjunto de ensaios apaixonantes, ficamos a conhecer melhor estes grandes homens e mulheres que deixaram marca na nossa cultura.

INTELECTUAIS (INTELLECTUALS)

Paul JOHNSON (n. 1928)
Lisboa, Guerra e Paz, 2008, 496 pp.
(Ensaio biográfico / Adultos)

Paul Johnson chama intelectuais àqueles pensadores e autores que pregavam e professavam um enorme amor à humanidade em geral, enquanto desprezavam e maltratavam os homens em particular, nomeadamente os que tinham mais perto de si, a família e os amigos. 
Se quer saber como eram na vida privada J.-J. Rousseau, Marx, Tolstoi, Hemingway ou Sartre, entre outros, Johnson explica-lhe.

A TRAMA MAÇÓNICA (LA TRAMA MASÓNICA)

Manuel GUERRA (n. 1931)
Cascais, Principia, 2008, 400 pp.
(Ensaio / Adultos)

Na primeira parte do livro, é apresentada uma pesquisa histórica sobre a origem, a estrutura e os métodos de actuação da maçonaria. O autor procura fazer compreender, por exemplo, o que torna a maçonaria incompatível com o cristianismo e por que motivo se opõe à Igreja Católica. Na parte final, para além de rever a origem maçónica de algumas seitas, dedica um capítulo a aferir a influência política desta instituição ao longo da história. 

A LENDA DO SANTO BEBEDOR (DIE LEGENDE VOM HEILIGEN TRINKER)

Joseph ROTH (1894-1939)
Lisboa, Assírio & Alvim, 2000, 86 pp.
(Literatura / Adultos)

O livro narra a vida de um vagabundo polaco que vive debaixo das pontes do Sena. Uma lenda fantástica de um pobre e miserável alcoólico, que mantém uma devoção simples e franca, que o leva a frequentar a igreja onde encontra uma imagem de Santa Maria Madalena. Aceitando em cada dia exactamente aquilo que a vida lhe dá, o bebedor recusa, até ao fim, que o conforto que lhe é inesperadamente oferecido suavize e torne obscuro o real.


JÓ. ROMANCE DE UM HOMEM SIMPLES (HIOB. ROMAN EINES EINFACHEN MANNES)

Joseph ROTH (1894-1939)
Lisboa, Ulisseia, 2010, 224 pp.
(Literatura / Adultos)

O romance narra a história de Mendel Singer, um rabino russo, a quem, como ao Job da bíblia, Deus pôe à prova, a fim de experimentar a sua fé. 
O rabino tem quatro filhos, que lhe causam sucessivas dificuldades, a família acabará por emigrar para os Estados Unidos, e Singer terá de perceber o que quer Deus comunicar-lhe com as coisas que lhe acontecem.

O FALECIDO MATTIA PASCAL (IL FU MATTIA PASCAL)

Luigi PIRANDELLO (1867-1936)
Lisboa, Cavalo de Ferro, 2010, 296 pp.
(Literatura / Adultos)

Ao regressar a casa depois de uma viagem, Mattia Pascal descobre que, na sua terra, o dão como morto. Mas uma situação que inicialmente parecia cómoda e agradável, pelo facto de o libertar de uma série de pesos existenciais, vem a revelar-se extremamente incómoda, pelo facto de o privar de todo e qualquer lastro de existência.

O LIVRO INACABADO DE DICKENS (THE LAST DICKENS)

Matthew PEARL (n. 1975)
Lisboa, Planeta, 2010, 382 pp.
(Ficção / Jovens e Adultos)

Em 1870, o editor americano de Charles Dickens aguarda ansiosamente que o autor lhe envie o final de O mistério de Edwin Drood; em vez disso, recebe a notícia da sua morte, juntamente com a informação de que esta teria sido algo estranha, e decide enviar a Inglaterra um investigador da sua confiança. Segue-se uma investigação em ambiente dickensiano, cheia de peripécias, com bons e maus, e uma conclusão que agradará a todos os apreciadores do escritor original.

OS BUDDENBROOK (BUDDENBROOKS)

Thomas MANN (1875-1955)
Lisboa, D. Quixote, 2011, 640 pp.
(Literatura / Adultos)

Narrativa do declínio de uma família da burguesia mercantil alemã no decurso de quatro gerações, retrato minucioso da vida e dos costumes da burguesia hanseática do século XIX.
Thomas Mann ganhou o Prémio Nobel da literatura em 1929.

RESGATE (RANSOM)

David MALOUF (n. 1934)
Lisboa, Betrand Editora, 2013, 192 pp.
(Literatura / Adultos)

Excelente novela sobre um episódio da guerra de Troia: a morte de Pátroclo por Heitor e a correspondente dor do seu maior amigo, Aquiles – que se vinga recusando-se a entregar o corpo de Heitor a seu pai, quando aquele é morto; e o gesto inaudito de Príamo quando decide ir resgatar o corpo do filho. A descoberta da normalidade num rei, e a paz que vem do perdão.

SE ISTO É UM HOMEM (SE QUESTO È UN UOMO)

Primo LEVI (1919-1987)
Lisboa, Teorema, 2009, 180 pp.
(Literatura (autobiografia) / Adultos)

Em Dezembro de 1943, Primo Levi, judeu italiano e membro da resistência, é preso pelos alemães e deportado para Auschwitz, onde permanecerá até à libertação, em 1945. 
O livro, um clássico das letras italianas, é um relato impressionante, desesperado e até amargo dessa experiência de degradação humana a que os nazis submetiam os seus prisioneiros. 

A TRÉGUA (LA TREGUA)

Primo LEVI (1919-1987)
Lisboa, Teorema, 2010, 256 pp.
(Literatura (autobiografia) / Adultos)

Libertados de Auschwitz em 1945, tem início, para uma série de prisioneiros italianos, o regresso a casa pelas estradas da Europa semidestruída. 
O autor compõe um relato pungente, mas também divertido, do destino de um grupo que vai sobrevivendo na mira do regresso a Itália e à família (com um ou outro episódio menos edificante).

Wednesday, June 3, 2015

A VIDA IMORTAL DE HENRIETTA LACKS (THE IMMORTAL LIFE OF HENRIETTA LACKS)

Rebecca SKLOOT (n. 1972) 
Porto, Casa das Letras, 2011, 416 pp.
(Ensaio / Adultos)

Em 1951, Henrietta Lacks, uma mulher negra e pobre, morre de cancro num hospital de Baltimore; do seu corpo são retiradas algumas células que, possuindo uma surpreendente capacidade de reprodução, são aplicadas à cura de várias doenças, sendo actualmente vendidas em todo o mundo – sem que os familiares de Henrietta Lacks tenham sido consultados ou tenham recebido um tostão dos lucros obtidos com estas células. 
A jornalista Rebecca Skloot discute os problemas, nomeadamente morais, que esta situação coloca com base em entrevistas a familiares e amigos de H. Lacks.

MANUAL DE BIOÉTICA (MANUALE DI BIOETICA)

Elio SGRECCIA (n. 1928)
Cascais, Principia, 2009, 960 pp.
(Ensaio / Adultos)

As questões relativas ao domínio da vida, quer no seu começo, quer no seu fim, não são questões fáceis de resolver, o que não significa que não tenham solução, nem significa que alguém deva sentir-se dispensado de ter sobre elas uma opinião fundada. 
Elio Sgreccia, bispo italiano e um dos maiores especialistas mundiais em bioética, foi Presidente da Academia Pontifícia para a Vida entre 2005 e 2008.
Esta obra é um excelente manual de consulta para todas as questões que se colocam no domínio da bioética.

Tuesday, June 2, 2015

O PODER E A GLÓRIA (THE POWER AND THE GLORY)

Graham GREENE (1904-1991)
Lisboa, Casa das Letras, 2010, 252 pp.
(Literatura / Adultos)

Nesta obra violenta, que é um dos livros mais lidos do século XX, Greene relata a história de um padre que resiste à terrível perseguição movida contra a Igreja Católica no México da década de 1930. O sacerdote está longe de ser um modelo de virtudes, bem pelo contrário – é alcoólico, tem uma filha –, e no entanto continua a exercer o seu ministério, clandestinamente e apesar de si próprio, porque o exerce na pessoa de Cristo e sabe que, através dele, é Cristo que age. 
Uma obra forte mas comovente, sobre a miséria humana e a grandeza divina.

O GOSTO PROIBIDO DO GENGIBRE (HOTEL ON THE CORNER OF BITTER AND SWEET)

Jamie FORD (n. 1968)
Porto, Porto Editora, 2012, 320 pp.
(Ficção / Jovens & Adultos)

Uma história romântica sobre um jovem americano de origem chinesa que estabelece uma relação de profunda amizade e primeiro apaixonamento com uma jovem americana de origem japonesa, de quem é separado quando, na sequência do ataque a Pearl Harbour, os japoneses que residiam em território americano tiveram de fugir. 
Primeiro romance do autor, sobre o tema da inocência e do primeiro amor, mas também dos preconceitos raciais.

A TERRA DOS MEZARÀT (IL PAESE DEI MEZARÀT)

Dario FO (n. 1926)
Porto, Ambar, 2005, 190 pp.
(Literatura / Adultos)

Memórias da infância do autor, passada, em grande parte, durante a II Guerra Mundial, com aquela deliciosa alternância de trágico e cómico que os autores italianos tão bem sabem dar.