Lisboa, Bertrand, 2010
(Literatura / Adultos)
Eilis é uma jovem irlandesa que, como tantos outros compatriotas seus dos anos 50 do século XX, emigra para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor, indo instalar-se em Brooklyn, Nova Iorque. Apoiada pelo padre local, também ele irlandês, encontra emprego, uma casa onde se instalar, e acaba por conhecer um jovem italiano, por quem se apaixona. Quando tudo parecia correr sobre rodas, recebe uma notícia que a faz regressar à Irlanda e à vida que tivera antes de emigrar – só que agora com outro estatuto –, o que a leva a questionar a sua nova existência americana.
Numa escrita direta e simples, o autor narra uma história muito interessante, que evoca uma série de questões: a influência do meio na pessoa, a divisão interior que a vida de emigrante impõe, a necessidade da escolha e os sacrifícios que esta comporta.
A narrativa é tão discreta que pode acontecer que o verdadeiro efeito do livro se só sinta depois de a leitura ter terminado.
A pertença religiosa é retratada com grande respeito e conhecimento de causa; é narrada uma cena íntima e há uma referência passageira a um comportamento impróprio.
Ver também: https://www.delibris.org/es/brooklyn.
# # #
Dirigido por John Crowley, com: Saoirse Ronan, Emory Cohen, Domhall Gleeson (2015, cores, 117 mn)
(Drama / Adultos)
Seguindo de perto o livro de Colm Tóibín, o argumento de Nick Hornby acentua especialmente a divisão interior que se impõe a quem tem de escolher uma vida deixando para trás outra(s).
As interpretações são de grande qualidade, sendo a da protagonista soberba.
As interpretações são de grande qualidade, sendo a da protagonista soberba.
No comments:
Post a Comment