Tuesday, February 17, 2015

O QUE A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL DEVE À IGREJA CATÓLICA (HOW THE CATHOLIC CHURCH BUILT WESTERN CIVILIZATION)

Thomas E. WOODS, Jr. (n. 1972)
Lisboa, Aletheia, 2009, 296 pp.
(Ensaio histórico / Jovens & Adultos)

Numa época da história em que a religião em geral, e a Igreja Católica em particular, sofrem ataques em várias frentes em nome da liberdade e da racionalidade, convém muito recordar a todos, e em particular aos próprios católicos, que a liberdade de que o Ocidente usufrui e a racionalidade que pratica se devem, em grande medida, à acção e à vigilância da Igreja. E não só a liberdade e a racionalidade, mas um grande número de elementos constitutivos da civilização ocidental, como a agricultura, as universidades, a ciência, o direito internacional, etc. etc.

O MUNDO DE ONTEM. RECORDAÇÕES DE UM EUROPEU (DIE WELT VON GESTERN)

Stefan ZWEIG (1881-1942)
Lisboa, Assírio & Alvim, 2005, 496 pp.
(Ensaio histórico / Adultos)

Memórias de Zweig desde a sua juventude, em Viena, até aos prenúncios da II Guerra Mundial. Um testemunho importante para a história da Europa desde os fins do século XIX até ao início da década de 40. Há um capítulo em que Zweig exprime uma grande admiração pela pessoa de Freud.

GRANDES MOMENTOS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. CATORZE MINIATURAS

Stefan ZWEIG (1881-1942)
Lisboa, A esfera dos livros, 2009, 296 pp.
(Ensaio histórico / Adultos)

Catorze textos breves, que relatam acontecimentos históricos muito variados, que ficaram esquecidos. Muito bem escrito, uma leitura agradável e proveitosa.

ERA UMA VEZ EM WATERSHIP DOWN (WATERSHIP DOWN)

Richard ADAMS (n. 1920)
Porto, Via Óptima, 2006, 464 pp
(Ficção / a partir dos 10 anos)

Uma comunidade de coelhos é desalojada do seu habitat e tem de ir procurar outro sítio para se instalar, dando assim início a uma aventura cheia de dificuldades, mas também de êxitos, no decorrer da qual se revelará a personalidade de cada um.

O LIVRO INCLINADO (THE SLANT BOOK)

Peter NEWELL (1862-1924)
Lisboa, Orfeu negro, 2008, 48 pp.
(Ficção / a partir dos 6 anos)

Clássico da literatura infantil publicado em 1910, conta a história rocambolesca de um carrinho de bebé que desce a encosta mais empinada do bairro. Muito divertido.

TOM E O JARDIM DA MEIA-NOITE (TOM'S MIDNIGHT GARDEN)

Philippa PEARCE (1920-2006)
Lisboa, Relógio d’Água, 2010
(Fantasia / a partir dos 10 anos)

Tom teve sarampo e está a recuperar em casa de uns tios, mas não pode sair de casa. Certa noite, porém, ouve o relógio da sala bater 13 horas e resolve ir investigar – e, já agora, dar uma vista de olhos ao jardim, onde descobre uma amiga e um mundo encantado do passado, que só ali existe durante a noite.

A LISTA DE SCHINDLER (SCHINDLER’S LIST)

Dirigido por Steven Spielberg, com Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes (1993, cores)
(Drama / Adultos)

Oskar Schindler é um industrial alemão mulherengo e ganancioso que solicita ao regime nazi mão-de-obra barata (judeus) e de repente começa a preocupar-se com o destino dessa gente que tem sob o seu comando; acabará por conseguir salvar mais de mil judeus da morte nos campos de concentração.

O LEOPARDO (IL GATTOPARDO) # O LEOPARDO (IL GATTOPARDO)

Tomasi di LAMPEDUSA (1856-1957)
Lisboa, Teorema, 2009, 256 pp.
(Literatura / Adultos)

Considerado um dos grandes romances europeus, trata a decadência da aristocracia siciliana durante o período de unificação da Itália, no século XIX, pelo ponto de vista do príncipe Falconeri. É um livro de estilo notável, amargo, irónico, com laivos de humor, mas sem ponta de Temor de Deus.

###

Dirigido por Luchino Visconti, com Burt Lancaster, Alain Delon, Claudia Cardinale (1963, cores)
(Drama / Adultos)

Com a notável qualidade cinematográfica típica do realizador, O leopardo constitui uma magnífica elegia a uma classe aristocrática em decadência nos finais do século XIX, a par da unificação italiana protagonizada por Garibaldi.

ORGULHO E PRECONCEITO (PRIDE AND PREJUDICE)

Jane AUSTEN (1775-1817)
Lisboa, Europa-América, 2002, 280 pp.
(Literatura / Jovens & Adultos)

O romance de Jane Austen, passado na Inglaterra do princípio do século XIX, gira em redor da tempestuosa relação entre uma jovem muito moderna, muito segura de si e do que quer da vida, e um homem, que está apaixonado por ela apesar de si próprio, dado que a considera socialmente inadequada para ser sua mulher. Este conflito central é enriquecido por uma multiplicidade de relações e personagens – irmãs, primas, pais –, cujo carácter vamos vendo desenvolver-se e crescer, à medida que se confrontam com a necessidade de tomar decisões vitais, movidas por motivações que nem sempre são as melhores. É um das grandes obras literárias do século XIX.

(NB – A série com o mesmo título, produzida em 1996 pela BBC, é uma excelente adaptação do romance.)

SENSIBILIDADE E BOM SENSO (SENSE AND SENSIBILITY) # SENSIBILIDADE E BOM SENSO (SENSE AND SENSIBILITY)

Jane AUSTEN (1775-1817)
Lisboa, Europa-América, 1996, 292 pp.
(Literatura / Jovens & Adultos)

O maravilhoso romance de Jane Austen, passado na Inglaterra do princípio do século XIX, centra-se no desenvolvimento da personalidade de duas irmãs, uma mais emocional, outra mais racional, quando confrontadas com situações e decisões que afectarão para sempre o curso da sua vida. 

###

Realizado por Ang Lee, com Emma Thompson, Kate Winslet, James Fleet (1995, cores)
(Drama / Jovens & Adultos)

Uma óptima adaptação do romance de Jane Austen, com particular atenção ao processo evolutivo das personagens e à sua aprendizagem com as próprias circunstâncias e as dos outros. 

EMA (EMMA) # EMA (EMMA)

Jane AUSTEN (1775-1817)
Lisboa, Inquérito, 1999, 502 pp.
(Literatura / Jovens & Adultos)

O romance de Jane Austen, passado na Inglaterra do princípio do século XIX, centra-se no desenvolvimento do carácter da protagonista, uma jovem com um elevado conceito de si mesma, que vai aprendendo à sua própria custa – e à custa dos outros, diga-se de passagem – a ocupar o lugar que lhe compete e a confiar menos nas suas apreciações.
Um romance com um ritmo maravilhoso, personagens totalmente credíveis e um excelente sentido de humor.

###

Realizado por Douglas McGrath, com Gwyneth Paltrow, James Cosmo, Greta Scacchi (1996, cores)
(Drama / Jovens & Adultos)

Uma boa transposição do romance de Jane Austen, com drama, sentido de humor, aprendizagem, boas personagens, muito razoáveis interpretações e bom ritmo.

DOM CASMURRO E ESAÚ E JACÓ

Machado de ASSIS (1839-1908)
Lisboa, Relógio d’Água, 2008
(Literatura / Adultos)


Dom Casmurro, o herói deste romance, narra os vários episódios da sua vida, centrando-se num tema essencial da mesma, o ciúme, e nos efeitos que este tem sobre a sua mente e a sua existência.
Esaú e Jacó descreve a fascinante trama que é a vida de dois irmãos gémeos que têm personalidades opostas e concorrentes, ao mesmo tempo que comenta alguns temas sociais e políticos. 

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Machado de ASSIS (1839-1908)
Lisboa, Dom Quixote, 2010, 232 pp.
(Literatura / Adultos)

Depois de morto, um homem reflecte sobre a sua própria vida e sobre aqueles que o rodeiam.
Machado de Assis não é um escritor com um sentido transcendente da vida, e há por vezes, nas suas obras, ironias subtis com costumes brasileiros de fundo religioso (que não são contudo chocantes nem ofensivas). É porém, um escritor notável, com extraordinárias análises de tipos humanos (o homem médio, com as suas grandezas e mediocridades), e uma escrita e um estilo do melhor que há em língua portuguesa. 

A MARAVILHOSA VIAGEM DE NILS HOLGERSSON ATRAVÉS DA SUÉCIA (NILS HOLGERSSONS UNDERBARA RESA GENOM SVERIGE)

Selma LAGERLÖF (1858-1940)
Lisboa, Relógio d’Água, 2007, 384 pp.
(Aventuras / a partir dos 12 anos)


Apanhado por um ganso, o pequeno Nils Holgersson ascende aos ares da Suécia, e vai fazer uma longa e encantadora viagem cheia de peripécias, lendas, histórias, contos e narrativas do seu país. Um maravilhoso clássico da literatura infantil da autoria da primeira mulher Prémio Nobel.

ENCONTRARÁS DRAGÕES (THERE BE DRAGONS)

Dirigido por Roland Joffé, com Charlie Cox, Wes Bentley, Dougray Scott (2011, cores, 122 mn)
(Drama / Jovens & Adultos)

Espanha, década de 1910: dois rapazes crescem numa pequena aldeia e tornam-se amigos. Espanha, vinte anos mais tarde, em plena guerra civil: um desses rapazes perde o pai, assassinado pelos Vermelhos, o outro fundou o Opus Dei e luta pela sua sobrevivência e a dos membros da Obra que o acompanham.
Um filme sobre a dor e a capacidade de perdoar, onde passado e presente se entretecem no mistério da origem de um homem.

84, CHARING CROSS ROAD # A RUA DO ADEUS (84 CHARING CROSS ROAD)

Helene HANFF (1916-1997)
Porto, Lema d’Origem, 2011, 104 pp.
(Autobiografia / Jovens & Adultos)

Em 1949, uma jovem jornalista de Nova Iorque escreve uma carta a um alfarrabista de Londres a solicitar-lhe uns livros, dando início a uma correspondência de mais de vinte anos, durante a qual se firmará uma sólida amizade. Os factos são reais e as cartas são deliciosas, dando a conhecer as diferenças entre americanos e britânicos, unidos pelo amor à literatura.
Um verdadeiro clássico, em boa obra reeditado em Portugal

###


Realizado por David Hugh Jones, com Anne Bancroft, Anthony Hopkins, Judi Dench (1987, cores)
(Drama / Jovens & Adultos)

Óptima adaptação do belo livro de Helene Hanff, com exploração visual das diferenças e semelhanças entre britânicos e americanos e um maravilhoso toque de nostalgia.

PIRATAS DAS CARAÍBAS (PIRATES OF THE CARIBBEAN)

1, 2, 3:
Realizados por Gore Verbinski, com Johnny Depp, Orlando Bloom (2003, 2006, 2007, cores)
4:
Realizado por Rob Marshall, com Johnny Depp, Penélope Cruz, Ian MacShane (2011, cores)
(Aventuras / Jovens & Adultos)


Acção, aventura, grandeza, glória e um grande sentido de humor destes piratas maiores que o ecrã.
Dizem os apreciadores que o primeiro filme é o melhor; fica ao critério dos espectadores.

PERSUASÃO (PERSUASION) # PERSUASÃO (PERSUASION)

Jane AUSTEN (1775-1817)
Lisboa, Presença, 2007, 256 pp.
(Literatura / Jovens & Adultos)

O romance de Jane Austen, passado na Inglaterra do princípio do século XIX, desenvolve-se em torno da relação entre uma mulher que, na primeira juventude, rejeitou um pretendente por razões essencialmente sociais, e esse mesmo pretendente, regressado alguns anos depois ao seu convívio, e aparentemente interessado noutra mulher. Para quem gosta de romances de interior, de desenvolvimento lento e cuidadoso trato das personagens.

###

Realizado por Roger Michell, com Amanda Root, Ciarán Hinds, Susan Fleetwood (1995, cores)
(Drama / Jovens & Adultos)

Óptima adaptação do romance de Jane Austen, com grande atenção ao estilo e ao ritmo próprio da época e um muito equilibrado leque de interpretações.

A ORIGEM (INCEPTION)

Dirigido por Christopher Nolan, com Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page (2010, cores, 148 mn)
(Ficção científica / Jovens e adultos)

Um filme cheio de complexidade, com múltiplas camadas de acção e interpretação, muito recomendado para os apreciadores de ficção científica e tecnológica. A origem é sobre um homem que é capaz de roubar informação a outros quando estes estão a dormir e a sonhar – mas é também sobre aquilo que é sonho e o que é realidade, sobre os problemas que advêm de se preferir o sonho à realidade, e sobre muito, muito mais.

O VIOLINISTA (CANONE INVERSO)

Paolo MAURENSIG (n. 1943)
Lisboa, Presença, 1999, 144 pp.
(Literatura / Adultos)

Segunda novela do autor, que recupera alguns temas da primeira, como o da dor imposta pelo amor e pela aprendizagem. Um violino liga dois jovens, mas é sinal do muito mais que os liga; o livro encena os perigos do amor a si próprio, mas também as penas da incompletude individual.

O JOGO DA MORTE (LA VARIANTE DI LÜNEBURG)

Paolo MAURENSIG (n. 1943)
Lisboa, Presença, 1999, 134 pp.
(Literatura / Adultos)


Excelente novela, a primeira do seu autor, com um ritmo narrativo intenso, que torna difícil suspender a leitura. Tem duas partes, cada uma delas com a narrativa da vida de um jovem, estando ambos vitalmente ligados ao xadrez (mas não é preciso saber de xadrez para compreender o livro). É uma obra sobre obsessões, mas também sobre a contraposição do bem e do mal e a responsabilidade individual.

O LIVRO DOS SNOBS (THE BOOK OF SNOBS)

W. M. THACKERAY (1811-1863)
Lisboa, Guerra e Paz, 2010, 172 pp.
(Literatura / Adultos)


Neste conjunto de textos originalmente publicados na Punch, Thackeray faz um delicioso e devastador retrato dos vários tipos de snobs (lista na qual se inclui pessoalmente), mostrando-nos que a humanidade não mudou muito desde meados do século XIX. Com ilustrações do autor.

A ESTEPE

Anton TCHEKOV (1860-1904)
Lisboa, Europa-América, 2003
(Literatura / Jovens e Adultos)

Esta novela do século XIX, de um delicioso lirismo, descreve a viagem de um rapazinho, desde a sua aldeia até à cidade; ao longo desta viagem, desfilam diante dele pessoas e circunstâncias da natureza, que lhe vão dando a conhecer o mundo. Como em muitos textos de Tchekov, também em A Estepe não se passa grande coisa – mas vê-se muito; é um pequeno livro, para apreciadores de literatura, que se lê de um fôlego. 

O NOME ACIMA DO TÍTULO – AUTOBIOGRAFIA (THE NAME ABOVE THE TITLE: AN AUTOBIOGRAPHY)

Frank CAPRA (1897-1991)
Lisboa, Cinemateca Portuguesa, 1999, 932 pp.
(Ensaio autobiográfico / Jovens e adultos)


Uma das melhores obras jamais escritas sobre a Sétima Arte, em que o genial realizador faz a crónica do cinema americano, nas suas grandes linhas e nas suas pequenas histórias, ao mesmo tempo que expõe a sua visão do cinema: Capra fazia filmes sobre pessoas normais, isto é, sobre os impulsos contraditórios que caracterizam os seres humanos. «A ideia mestra dos meus filmes é o Sermão da Montanha», afirmava.

O MEU TESTEMUNHO PERANTE O MUNDO

Jan KARSKI (1914-2000)
Lisboa, Editorial Bizâncio, 2011, 256 pp.
(Ensaio histórico / Jovens e Adultos)


Esta obra, editada pela primeira vez em 1944 nos Estados Unidos, é o testemunho de Jan Karski, membro da Resistência polaca, enviado pelo governo clandestino da Polónia a Inglaterra e aos Estados Unidos para denunciar e apresentar provas do que estava a acontecer na Polónia ocupada, e concretamente nos ghettos e nos campos de concentração. Trata-se de um relato empolgante das actividades do movimento da resistência, e da coragem de homens e mulheres que se opuseram ao nazismo e arriscaram a vida para o combater e denunciar. Só em 1981, Jan Karski sai do esquecimento quando, a convite de Elie Wiesel e do Conselho dos Libertadores dos Campos de Concentração, profere uma conferência sobre o que tinha visto em 1942 e que transmitira insistentemente aos governos inglês e americano.

UM ESCRITOR NA GUERRA

Vasily GROSSMAN (1905-1964)
Lisboa, Edições 70, 2007, 456 pp.
(Ensaio jornalístico / Adultos)

Correspondente de guerra, Grossman esteve nos principais teatros da II Guerra Mundial na frente leste, acompanhando o Exército Vermelho. Esta obra é o caderno de apontamento que Grossman foi tomando, descrevendo com extrema humanidade aqueles actos da vida quotidiana dos soldados na frente de batalha que não entraram nos compêndios de História. O autor oferece-nos uma história vivida na primeira pessoa das grandes batalhas de Moscovo, Estalinegrado e Kursk, da entrada do Exército Vermelho em Berlim e da chegada a Treblinka. Grossman descreve aquilo a que ele chama «a verdade implacável da guerra», vivida por cada um dos soldados que acompanhou.

THOMAS MORE – BIOGRAFIA (THE LIFE OF THOMAS MORE)

Peter ACKROYD (n. 1949)
Lisboa, Bertrand, 2003, 302 pp.
(Biografia / Adultos)


O autor, especialista em biografias de grandes personagens britânicas, procede a um cuidadoso levantamento documental para produzir esta biografia. Não aborda More com o desejo de o canonizar (até porque nem sequer é católico); historiador honesto, expõe-lhe os defeitos, mas também o heroísmo, a fidelidade e a coerência.

TRÊS HOMENS NUM BARCO (JÁ PARA NÃO FALAR DO CÃO) (THREE MEN IN A BOAT (TO SAY NOTHING OF THE DOG))

Jerome K. JEROME (1859-1927)
Lisboa, Cotovia, 2004, 252 pp.
(Literatura / Jovens & Adultos)

Publicado em 1889, Três homens num barco é um clássico da literatura de humor onde se narram as extravagantes aventuras e desventuras de três amigos que decidem ir fazer uma viagem (de barco) pelo rio Tamisa. Combinando a literatura de viagens com evocações históricas e a narrativa de episódios rocambolescos e muito divertidos, é o livro ideal para quem aprecia o típico humor britânico.

O ESTRANHO CASO DO CÃO MORTO (THE CURIOUS INCIDENT OF THE DOG IN THE NIGHT-TIME)

Mark HADDON (n. 1962)
Lisboa, Presença, 2003, 236 pp.
(Ficção / Adultos)

Tendo como pano de fundo a investigação da morte de um cão, este livro narra com extraordinária perícia e conhecimento directo a vida interior de uma criança autista e os seus recursos para lidar com o mundo.

UMA MULHER PERDIDA (A LOST LADY)

Willa CATHER (1873-1947)
Lisboa, Relógio d’Água, 2007, 136 pp.
(Literatura / Adultos)

Willa Cather é uma importante escritora norte-americana, que descreveu com delicadeza e mestria a vida dos primeiros colonizadores, interessando-se especialmente pelas personagens femininas. Sem ter a qualidade e o interesse de obras como My Ántonia ou Death comes for the Archbishop, Uma mulher perdida é uma novela de tom angustiado sobre a vida e a influência de uma mulher que quer a todo o custo «viver», ao mesmo tempo que encontra dentro de si extraordinárias reservas de generosidade natural e de altruísmo.

O SÉTIMO SELO (DET SJUNDE INSEGLET)

Dirigido por Ingmar Bergman, com Max von Sydow, Gunnar Björnstrand (1957, p. & b., 96 mn)
(Drama / Adultos)

Alegoria medieval localizada na Suécia do século XIV, O sétimo selo é um dos grandes clássicos do realizador, em que Bergman – que, por esta altura, tinha perdido a fé e sofria com o horror de uma vida sem Deus – reflecte sobre as questões da crença e da dúvida. É um filme lento e reflexivo, que atribui enorme importância à palavra, e em que um cavaleiro joga xadrez com a Morte.

A VIAGEM DOS CEM PASSOS (THE HUNDRED-FOOT JOURNEY)

Dirigido por Lasse Hallström, com Helen Mirren, Om Puri (2014, cores, 122 mn)
(Comédia / Jovens e adultos)

Hassan é um cozinheiro promissor, cuja família tem de abandonar a sua Índia natal para fugir à violência dos conflitos e vai instalar-se em França, abrindo um restaurante mesmo em frente ao de uma afamada cozinheira francesa. Segue-se um conflito de vontades, que acabará – previsivelmente – em glória.

O PÁSSARO DE FOGO (FEATHER BOY)

Nicky SINGER
Lisboa, Presença, 2003, 180 pp.
(Ficção / a partir dos 12 anos)


Robert Nobel é um miúdo desajeitado, de quem todos os colegas fazem troça. Porém, quando conhece Edith Sorrel, uma senhora de muita idade que está à beira da morte, a sua vida vai mudar, porque Edith o encarrega de uma tarefa que poderá salvar-lhe a vida, devolvendo assim a autoconfiança a este rapaz cheio de dificuldades.



[Recomenda-se a leitura no original, porque é tradução é pouco conseguida.]

A MENINA DAS ESTRELAS (STARGIRL)

Jerry SPINELLI (n. 1941)
Lisboa, Presença, 2003, 168 pp.
(Ficção / a partir dos 13 anos)


A protagonista é uma criança excêntrica, mas absolutamente adorável, com uma boa disposição contagiante, mas cujas peculiaridades, embora fascinantes, lhe tornam difícil fazer novas amizades entre os seus pares. No entanto, Stargirl prefere permanecer fiel às suas convicções (a não ser que o amor intervenha); e esta fidelidade vai obrigar a algumas tomadas de posição dolorosas. Um livro maravilhoso, que coloca o dedo na ferida em questões como a autenticidade e a coragem.

[Recomenda-se a leitura no original, porque é tradução é pouco conseguida.]

ARTHUR & GEORGE

Julian BARNES (n. 1946)
Lisboa, ASA, 2007, 448 pp.
(Literatura / Adultos)


Arthur Conan Doyle e George Edalji cresceram em mundos distintos na Inglaterra de finais do século XIX, e estão destinados a vidas muito diferentes. É então que Arthur, que não tem uma vida moral propriamente impoluta, se vê atraído para o drama – um erro judicial de contornos racistas e de consequências trágicas – que atinge a vida do obscuro George, um erro que Arthur tentará rectificar aplicando os métodos da sua famosa personagem: Sherlock Holmes.