Sunday, October 26, 2014

AS SERVIÇAIS (THE HELP) # AS SERVIÇAIS (THE HELP)

Kathryn STOCKET (n. 1969) 
Lisboa, Saída de Emergência, 2010, 464 pp.
(Ficção / Adultos)

Romance de época sobre a vida das criadas negras e das suas jovens senhoras brancas no sul dos Estados Unidos (Mississípi), nos anos 60, imediatamente antes do advento do movimento dos direitos cívicos, quando vigorava o regime de segregação racial. Um tudo-nada maniqueísta, mas bem narrado, duma perspectiva muito humana.


###

Dirigido por Tate Taylor, com Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer (2011, cores, 146 mn)
(Drama / Jovens e adultos)


Óptima adaptação do romance de Kathryn Stockett, com excelentes actores e bom ritmo (para além de um guarda-roupa impecável).

A LUZ ENTRE OS OCEANOS (THE LIGHT BETWEEN OCEANS)

M. L. STEDMAN 
Lisboa, Editorial Presença, 2012, 368 pp.
(Literatura / Jovens & Adultos)

Um romance bastante interessante sobre o modo como o sofrimento pode afectar, na mente de uma pessoa bem formada, a clara distinção entre o bem e o mal; e sobre as inevitáveis consequências dos nossos actos e sobre a capacidade de perdoar. Bem escrito, com uma excelente capacidade de criar atmosferas, e uma leitura que prende. 
Um bom livro para discutir num clube de leitura.

DUAS FERAS (BRINGING UP BABY)

Dirigido por Howard Hawks, com Cary Grant, Katharine Hepburn (1938, p. & b., 102 mn)
(Comédia romântica / Jovens & Adultos)


É preciso gostar do sentido de humor de Howard Hawks que, convenhamos, não é para todos; em especial neste filme, Katharine Hepburn é capaz de se tornar tão, mas tão exasperante, que o espectador não sabe se há-de rir à gargalhada ou arrepelar os cabelos. 
O ritmo é galopante, os diálogos são soberbos, a direcção de actores idem, e ainda temos Barry Fitzgerald, a fazer de... Barry Fitzgerald, hilariante, como sempre.
Para quem aprecia os clássicos: este é certamente um deles.

Wednesday, October 22, 2014

CONTOS EXEMPLARES

Sophia de Mello Breyner ANDRESEN (1919-2004)
Porto, Porto Editora, 2014, 164 pp.
(Literatura / Jovens e Adultos)


Sete contos exemplares, todos bastante diferentes, todos numa escrita belíssima e extremamente evocativa, entre eles «A viagem», narrativa de uma vida sem sentido, «Homero» e «O homem», sobre a dor e a redenção, e «Os três reis do Oriente», sobre a busca pelo divino.

Sunday, October 19, 2014

ESPIÕES (SPIES)

Michael FRAYN (n. 1933)
Lisboa, ASA, 2005, 208 pp.
(Ficção / Jovens & Adultos)

Um homem velho regressa à Londres da sua infância e recorda o período da II Guerra Mundial, altura em que o melhor amigo lhe contou que a mãe era uma espia alemã. O autor mostra ao leitor o ponto de vista que as crianças têm sobre o mundo dos adultos, com os seus mistérios e as suas dúvidas, as suas curiosidades e as suas incompreensões, ao mesmo tempo que descreve o drama da amizade e da lealdade entre duas crianças.

A MORTE DO REI TSONGOR (LA MORT DU ROI TSONGOR)

Laurent GAUDÉ (n. 1972)
Lisboa, ASA, 2004, 174 pp.
(Ficção / Adultos)

Samilia, a filha do Rei Tsongor, tem dois pretendentes, o seu preferido e o preferido do pai. Este conflito dará origem a uma guerra a que a própria Samilia assiste impotente, e que permitirá pôr em questão temas como a obediência e a liberdade, a lealdade e o amor. O estilo do romance é solene, carregado de metáforas e imagens, e de uma musicalidade e um ritmo que captam a atenção do leitor; um romance a cheirar a clássico.

Saturday, October 18, 2014

O CORAÇÃO DAS TREVAS (HEART OF DARKNESS)

Joseph CONRAD (1857-1924)
Lisboa, Vega, 2007, 164 pp.
(Literatura / Adultos)

O Capitão Marlow sobe o rio Congo em busca de Kurtz, um traficante de marfim com péssima fama na região e, durante este percurso na treva natural do rio, vai-se confrontando com a treva muito mais terrível do coração humano. Um clássico sobre o mal.

HOTEL DU LAC

Anita BROOKNER (n. 1928)
Lisboa, Bertrand, 2011, 200 pp.
(Literatura / Adultos)



Uma análise implacável da natureza humana, especialmente a feminina, ridicularizando o egoísmo e a auto-indulgência com humor corrosivo, tudo isto sob a aparência de uma novela relativamente descontraída onde quase nada se passa. A única coisa que lhe falta é uma ponta que seja de esperança, de verdadeira alegria, de um pouco de nobreza.

HISTÓRIAS DA TERRA E DO MAR

Sophia de Mello Breyner ANDRESEN (1919-2004)
Porto, Porto Editora, 2013, 96 pp. 
(Literatura / Jovens & Adultos)


Conjunto de cinco contos, uns mais narrativos, outros apenas descritivos, alguns com lições interessantes, numa prosa poética de enorme lirismo, mas também muito prática, por uma das grandes escritoras portuguesas de sempre. Contos para ler devagar, alguns em voz alta, a saborear.