Monday, December 14, 2020

SONO DE INVERNO (KIS UYKUSU)

Dirigido por Nuri Bilge Ceylan, com Haluk Bilginer, Melisa Sözen (2014, cores, 196 mn)
(Drama / Jovens & Adultos)

Numa zona perdida da Anatólia, um ex-ator de teatro explora um pequeno hotel, onde ele próprio vive, com a mulher - muito mais jovem que ele - e a irmã. Na calma do inverno, quando os hóspedes são poucos, as tensões familiares agudizam-se.
Filmado numa paisagem de grande beleza, e com os interiores também muito cuidados, com interpretações de enorme qualidade e um ritmo surpreendente, este filme longo permite-nos acompanhar por dentro as fraquezas e contradições de uma natureza humana que é frágil e carregada de incompetências, mesmo quando quer fazer o bem - e nem sempre quer -, mas que desperta constantemente para a esperança.
É um filme admirável, para ver com calma e com fruto; um filme que se aprecia tanto melhor quanto mais maduro se é. Falta-lhe a perceção de uma omnipotência misericordiosa que acolha a pequenez humana.

Tuesday, December 8, 2020

FILOMENA (PHILOMENA)

Dirigido por Stephen Frears, com Judi Dench, Steve Coogan (2013, cores, 98 mn)
(Drama / Jovens & Adultos)

Em meados do século XX, na Irlanda, uma jovem que engravidasse sem estar casada e fosse recolhida por uma congregação religiosa corria o sério risco de as freiras entregarem a criança para adoção sem a consultarem. Esta situação dramática foi trazida à luz pelo caso de Philomena Lee, uma enfermeira reformada que perdeu o filho dessa maneira e decidiu procurá-lo com a ajuda de um jornalista britânico, Martin Sixsmith; o jornalista escreveria um livro a narrar os factos, que foi adaptado ao cinema por Frears.
Sem ser brilhante, o filme tem ritmo e é interessante, percorrido por um retrato algo estereotipado da protagonista, padrão no qual a extraordinária arte de Judi Dench consegue insuflar vida e até humor. O realizador tem um olhar um tanto maniqueísta, diabolizando as freiras sem contemplações, mas o olhar matizado de Filomena - também ela católica - quebra, de certa maneira, esse contraste de preto e branco.
O filme é interessante também para se perceber a realidade sociorreligiosa da Irlanda, onde este escândalo rebentou na primeira década do século XXI.

Friday, December 4, 2020

CRONICANDO

Mia COUTO (n. 1955)
Lisboa, Editorial Caminho, 2013, 232 pp.
(Ensaio/Ficção, Jovens & Adultos)

Coletânea de crónicas publicadas pelo escritor em jornais moçambicanos nos anos 80, que retratam a realidade do país do ponto de vista das pessoas comuns, dando à linguagem o tratamento criativo tão próprio do seu estilo.


Thursday, December 3, 2020

MIL SOIS RESPLANDECENTES (A THOUSAND SPLENDID SUNS)

Khaled HOSSEINI (n. 1965)
Lisboa, Editorial Presença, 2008, 328 pp.
(Ficção / Jovens & Adultos)

Impressionante relato da vida das mulheres afegãs na segunda metade do século XX, acompanhando as sucessivas e violentas mudanças de regime que o país sofreu. É um livro carregado de dores e brutalidade, mas também com grandes doses de amor, coragem, heroísmo e esperança.


Monday, February 17, 2020

UMA VIDA ESCONDIDA (A HIDDEN LIFE)

Dirigido por Terrence Malick, com August Diehl, Valerie Pachner (2019, cores, 174 mn)
(Drama / Jovens & Adultos)

Relato da vida de Franz Jägerstätter (1907-1943), um austríaco católico que se rebela contra o nazismo e que sofre as consequências, nomeadamente perdendo a própria vida.
Tudo isto no contexto do magnífico cinema de Malick, um dos grandes mestres do cinema contemporâneo.

STONER

John WILLIAMS (1922-1994)
Lisboa, Dom Quixote, 2014, 263 pp.
(Literatura / Adultos)

Biografia ficcional de um professor universitário com um extraordinário amor à literatura e uma persistente lealdade à universidade, enquanto instituição de produção e transmissão de saber. Um homem com uma infância que nada faria prever que chegasse aonde chegou, com uma muito razoável dificuldade de comunicação, um casamento infeliz, uma amante que não lhe foi permitido manter, um inimigo de estimação na universidade, uma vida afetiva difícil, uma filha que adora mas de quem o distanciam, e que encontra pontos de felicidade na sua vida, ainda que isso não seja o mais importante para ele  o mais importante é o amor.
Um livro pelo qual perpassa um fio de tristeza, um livro duma qualidade literária extraordinária, que mostra o que é uma vida sem Deus, por muito superior que seja.
Ver também: https://www.delibris.org/es/stoner.