Monday, January 29, 2018

TRÊS CARTAZES À BEIRA DA ESTRADA (THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBING, MISSOURI)

Dirigido por Martin McDonagh, com Frances McDormand, Woody Harrelson (2017, cores, 115 mn)
(Drama / Jovens & Adultos)

Uma mulher cuja filha foi assassinada sem que a investigação tenha progredido a seu gosto afixa, em três cartazes à beira da estrada, frases incendiárias que põem em causa a atividade das autoridades locais.
Filme duro, violento e cheio de palavrões, embora com gestos surpreendentes e bondade e um fio de humor subterrâneo, que chama a atenção para a teia de relações e lealdades que se estabelecem entre as pessoas.

THE POST

Dirigido por Steven Spielberg, com Meryl Streep, Tom Hanks (2017, cores, 116 mn)
(Drama histórico / Jovens & Adultos)

Um filme muito bem dirigido e interpretado sobre o que significa a liberdade de imprensa e os problemas de consciência que ela pode suscitar.
Um filme de grande relevo no atual contexto da criação de fake news.

A HORA MAIS NEGRA (DARKEST HOUR)

Dirigido por Joe Wright, com Gary Oldman, Lily James (2017, cores, 125 mn)
(Drama histórico / Jovens & Adultos)

Com uma interpretação soberba de Gary Oldman, o filme narra o período em que, confrontado com os ameaçadores avanços de Hitler e o fracasso das políticas de Chamberlain, Churchill teve de avançar para a guerra, ultrapassando tudo quanto eram dificuldades internas.
Intenso, com toques de humor e muita tensão, e povoado das excentricidades do primeiro-ministro britânico.

Tuesday, January 23, 2018

A VIDA DE BRAD (BRAD'S STATUS)

Dirigido por Mike White, com Ben Stiller, Austin Abrams (2017, cores, 102 mn)
(Comédia dramática / Jovens & Adultos)

Brad tem cerca de 50 anos e uma vida com que muitos sonham - mas não tem o sucesso de nenhum dos seus amigos de juventude, e tem pena.
Um filme sobre a crise existencial dos 50 num mundo que proporciona coisas demais àqueles que nele vivem, tornando-os por isso insatisfeitos. Uma lição para muitos que estão a passar pelo mesmo.

Monday, January 1, 2018

LILA

Marylinne ROBINSON (n. 1943)
Lisboa, Presença, 2015
(Literatura / Adultos)

Sobrevivendo mais ou menos ao abandono numa casa de emigrantes, Lila é raptada por Doll, uma sem-abrigo, e passará os anos seguintes da sua vida na companhia desta mulher: sobrevivem como podem, vivem sem teto, mas une-as uma intensa amizade. A certa altura, já sozinha, Lila chega a uma pequena povoação, onde acaba por se fixar, casando-se com o reverendo.
A escrita é excelente, e a autora tem uma notável perceção dos desenvolvimentos da psicologia e da alma humana. Um livro para ler com tempo e com calma.