Monday, March 20, 2017

NO MESMO TOM (ONCE)

Dirigido por John Carney, com Glen Hansard, Marketa Irglova (2007, cores, 85 mn)
(Narrativa / Jovens & Adultos)

Dois jovens músicos com vidas pessoais e profissionais difíceis encontram-se numa rua de Dublin (onde ele canta) e trabalham juntos numa canção.
Um filme sobre a descoberta pessoal e a amizade, com um intenso toque de realismo e um amor imenso pela música.

NUM OUTRO TOM (BEGIN AGAIN)

Dirigido por John Carney, com Keira Knightley, Mark Ruffalo (2013, cores, 104 mn)
(Comédia romântica / Jovens & Adultos)

A linguagem é bastante 'perifrástica' e os costumes são os da atualidade.
Tendo isso em conta, trata-se de um filme cheio de encantamento e valores positivos, entre os quais o da amizade e da fidelidade - e não menos o da música.
O ritmo é intenso, os atores são excelentes, as canções ótimas, e Nova Iorque aparece como a cidade maravilhosa que provavelmente é.

Sunday, March 19, 2017

DOIS DIAS, UMA NOITE (DEUX JOURS, UNE NUIT)

Dirigido por Jean-Pierre e Luc Dardenne, com Marion Cotillard, Fabrizio Rongione (2014, cores, 95 mn)
(Drama / Jovens & Adultos)

Quando vai recomeçar a trabalhar depois de ter passado por uma baixa em consequência de uma depressão, Sandra fica a saber que a fábrica decidiu colocar os 16 colegas diante de um dilema: readmiti-la ou receber cada um um bónus de 1000,00 euros - e a decisão foi dispensá-la.
Depois de persuadir o patrão a repetir a votação, passa o fim de semana a visitar cada um dos colegas, a tentar convencê-lo a votar a seu favor na segunda-feira de manhã.
O filme acompanha as pequenas tragédias da vida destas pessoas, mas principalmente o heroísmo simples desta mulher que se bate por aquilo que considera ser justo, lutando contra as circunstâncias, mas principalmente consigo própria. O outro herói é o marido, cujo amor incondicional, às vezes impotente, sustenta esta batalha.
Um filme em tom menor, mas cheio de grandeza, com ótimas interpretações e um ritmo calmo e realista, mas simultaneamente intenso.

Tuesday, March 7, 2017

JANTAR NO RESTAURANTE DA SAUDADE (DINER AT THE HOMESICK RESTAURANT)

Anne TYLER (n. 1941)
Lisboa, Publicações Europa-América, 1992, 332 pp.
(Ficção / Adultos)

O livro está esgotado em português, mas se aparecer algum perdido em segunda mão vale a pena adquiri-lo. 
Trata-se de uma formidável crónica familiar (tema que a autora muito preza), sobre um clã algo - em momentos bastante - disfuncional, mas que se mantém unido apesar de tudo e entre cujos membros reina o que só pode ser qualificado como um profundo amor.
Com uma notável clarividência relativamente às falhas na natureza humana, mas sem esquecer as suas capacidades de altruísmo, o livro trata com grande cuidado as suas personagens, tornando-as pessoas como nós.
Com passagens duras (e só por isso a classificação para Adultos), mas sempre carregadas de esperança.