Friday, December 18, 2015

CORREIO DO SUL (COURRIER SUD)

Antoine de SAINT-EXUPÉRY (1900-1944)
Lisboa, Editorial Aster, 2015, 112 pp.
(Literatura / Adultos)

Um jovem piloto apaixonado por uma amiga de infância que reencontra já na idade adulta descobre que a comunicação entre eles se tornou impossível. Uma ou outra cena mais duvidosa, mas descritas sempre numa linguagem elegante e discreta.

VOO NOCTURNO (VOL DE NUIT)

Antoine de SAINT-EXUPÉRY (1900-1944)
Lisboa, Relógio d'Água, 2015, 120 pp.
(Literatura / Jovens & Adultos)

Narrativa de uma viagem sem retorno de um avião correio nos céus da Argentina, relatando a luta do homem e da sua máquina pela sobrevivência no meio duma tempestade.

TERRA DOS HOMENS (TERRE DES HOMMES)

Antoine de SAINT-EXUPÉRY (1900-1944)
Lisboa, Relógio d'Água, 2015, 160 pp.
(Literatura / Jovens & Adultos)

Conjunto de relatos das façanhas dos primeiros pilotos das linhas aéreas francesas, narradas em vários estilos literários, que dão uma extraordinária visão da natureza humana. Galardoado com o Grande Prémio do Romance da Académie Française.

STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA (STAR WARS: THE FORCE AWAKENS)

Dirigido por J. J. Abrams, com Daisy Ridley, John Boyega (2015, cores, 135 mn)
(Aventuras / Jovens & Adultos)

O sétimo episódio da guerra das estrelas volta a trazer aos fãs da série o empolgamento dos primeiros episódios, com novas ameaças, provas e batalhas galácticas. Quem aprecia não ficará desiludido.

DIVERTIDA MENTE (INSIDE OUT)

Dirigido por Pete Docter e Ronnie del Carmen (2015, cores, 95 mn)
(Cinema de animação / A partir dos 6 anos)

Riley tem de mudar de casa e de cidade porque o pai arranjou um novo emprego, e as emoções suscitadas por esta situação vivem momentos de grande tensão dentro da sua mente. Um filme divertido, mas também instrutivo.

TIMBUKTU

Dirigido por Abderrahmane Sissako, com Ibrahim Ahmed, Abel Jafri (2014, cores, 97 mn)
(Drama / Adultos)

Kidane, um criador de gado, vive com a família perto da antiga cidade de Timbuktu, no Mali, e longe do domínio dos fundamentalistas islâmicos, cuja presença impôs uma nuvem de morte sobre a cidade. Mas um dia esta calma é trágica e brutalmente interrompida.

A SOMBRA DA ROTA DA SEDA (SHADOW OF THE SILK ROAD)

Colin THUBRON (n. 1939)
Lisboa, Bertrand, 2014, 424 pp.
(Literatura de viagens / Adultos)

Viajando em todo o tipo de meios de transporte, o autor segue o trilho das antigas rotas das caravanas da seda, percorrendo mais de 4500 quilómetros e vivendo uma série de aventuras.

FOGO NO PORÃO (FIRE DOWN BELOW)

William GOLDING (1911-1993)
Lisboa, Difel, 2009, 256 pp.
(Literatura / Jovens & Adultos)

Terceiro volume de uma trilogia que narra a deslocação de um navio de guerra de Inglaterra até à Austrália sob a forma do diário de um jovem aristocrática que segue como passageiro na embarcação. Para quem aprecia relatos em ambientes fechados e predominantemente masculinos.

O DEUS DAS MOSCAS (LORD OF THE FLIES)

William GOLDING (1911-1993)
Lisboa, D. Quixote, 2012, 264 pp.
(Literatura / a partir dos 12 anos)

Abandonados numa ilha deserta na sequência da queda de um avião, um grupo de rapazes vai ter de se confrontar com a passagem da ordem ao caos e da solidariedade à sobrevivência. Um interessante estudo da natureza humana que é um clássico do século xx.

Sunday, December 6, 2015

MILAGRE (WONDER)

R. J. PALACIO
Lisboa, ASA, 2012, 368 pp.
(Ficção / a partir dos 10 anos)

August nasceu com um defeito genético que lhe provoca uma extraordinária deformação facial; depois de muitas dores e cirurgias, aos 10 anos vai para a escola, onde terá de se confrontar com as múltiplas reacções dos colegas, bem como as da sua própria família. Os capítulos deste livro notável são escritos, alternadamente, do ponto de vista do próprio August e das outras personagens.

Saturday, December 5, 2015

A PONTE DOS ESPIÕES (BRIDGE OF SPIES)

Dirigido por Steven Spielberg, com Tom Hanks, Mark Rylance (2015, cores, 141 mn)
(Drama / Jovens & Adultos)

Durante a Guerra Fria, um advogado especializado em seguros é contratado para defender em tribunal um espião russo, e a seguir colaborar com a CIA numa troca de prisioneiros.

Spielberg no seu melhor.

A PONTE DOS SUSPIROS (BRIDGE OF SIGHS)

Richard RUSSO (n. 1949)
Lisboa, Civilização, 2008, 524 pp. 
(Literatura / Adultos)

Lou Lynch tem 60 anos, um casamento feliz e um filho. No ano em que a família decide ir conhecer Veneza, Lou decide também escrever a sua vida até aos 18 anos, recordando a infância e o começo da vida adulta na pequena aldeia e convocando uma série de personagens, entre eles o seu grande amigo Bobby.
Trata-se de um romance sólido e absorvente, de fundo optimista, que toca com segurança uma enorme multiplicidade de temas, como a família, o amor, a descoberta da sexualidade, o desporto, a arte, a felicidade, a comunidade judaica, e outros.
Contém algumas alusões a situações inconvenientes, mas sem entrar em pormenores.

TRUTH (VERDADE)

Dirigido por James Vanderbilt, com Cate Blanchett, Robert Redford (2015, cores, 125 mn)
(Drama / Jovens & Adultos)

Uma recriação equilibrada do Rathergate, um escândalo noticioso ocorrido em 2004 no programa 60 Minutes, que trouxe para a luz da ribalta o poder  dos blogosfera, tendo como pano de fundo o amor à verdade na informação.

(Estreia prevista em Portugal para Março de 2016.)

O ESTAGIÁRIO (THE INTERN)

Dirigido por Nancy Meyers, com Robert de Niro, Anne Hathaway (2015, cores, 121 mn)
(Comédia / Jovens & Adultos)

Mais do que uma comédia de grandes gargalhadas, é um filme agradável sobre um reformado de 70 anos que, cansado da sua inactividade, decide candidatar-se a um lugar de estagiário nu site de moda, aonde irá levar a elegância e a distinção do «seu tempo».

PERDIDO EM MARTE (THE MARTIAN)

Dirigido por Ridley Scott, com Matt Damon, Jessica Chastain (2015, cores, 144 mn)
(Drama / Jovens & Adultos)

Filme de aventuras no espaço, sobre um astronauta que, na sequência de uma missão aparentemente fracassada a Marte, é dado como morto pela NASA, mas afinal está vivo. Mark Watney tem, pois, de conseguir sobreviver com muito poucos meios e num ambiente totalmente hostil, e comunicar para a Terra que não morreu. Intenso e espectacular.

SEM SAÍDA (NO ESCAPE)

Dirigido por John Erick Dowdle, com Lake Bell, Owen Wilson (2015, cores, 103 mn)
(Drama / Jovens & Adultos)

Jack e a família, americanos, mudam-se para um país asiático, onde assistem a um golpe de Estado no própria dia em que chegam. Os novos senhores do poder têm algumas ideias fixas, entre as quais a metódica eliminação dos estrangeiros, pelo que os Dwyer têm de arranjar maneira de fugir no meio do caos e da aterradora violência que se instala nas ruas.