Sunday, March 29, 2015

OS SAVAGES (THE SAVAGES)

Dirigido por Tamara Jenkins, com Philip Seymour Hoffman, Laura Linney, Philip Bosco (2007, cores, 114 mn)
(Drama / Adultos)

Dois irmãos adultos, que mal se vêem e que vivem, cada um à sua maneira, centrados em si mesmos, vêem-se obrigados a restabelecer contacto, um com o outro e com o pai, a quem é diagnosticada demência. Esta situação vai modificá-los e permitir-lhes enterrar traumas antigos, fazer as pazes com o passado, proceder a uma espécie de redenção alheia e recomeçar.
As personagens são razoavelmente tipificadas, mas o talento dos actores consegue dar-lhes nova vida; o ritmo é bom, a fotografia um pouco estilizada.
Um filme interessante.
(Tem uma curta cena  inicial de sexo razoavelmente explícito.)

Sunday, March 22, 2015

O OURO DO PREDADOR - ENGENHOS MORTÍFEROS / MÁQUINAS INFERNAIS (PREDATOR CITIES - MORTAL ENGINES / INFERNAL DEVICES)

Philip REEVE (n. 1966)
Lisboa, Presença, 2004, 2004, 256 pp., 268 pp., 288 pp. 
(Ficção científica / a partir dos 10 anos)

Série de ficção situada numa época apocalíptica, em que o darwinismo municipal criou relações de intensa violência e desumanização. Tom Natsworthy, um jovem de quinze anos, terá de se confrontar com uma série de assassinos, que porão à prova a sua coragem e o seu altruísmo. Uma série épica e muito imaginativa.

LARKLIGHT

Philip REEVE (n. 1966)
Lisboa, Edições ASA, 2008, 336 pp.
(Ficção científica / a partir dos 10 anos)

Uma incrível viagem aos confins do espaço na Inglaterra vitoriana. Art, o protagonista, descobre de repente que, ao contrário do que julgava, a casa onde vive está suspensa no espaço em torno da lua. É então que a casa é invadida por aranhas inteligentes (e gigantescas) e Art e a irmã têm de fugir.

O MIÚDO DA BICICLETA (LE GAMIN AU VÉLO)

Dirigido por Jean-Pierre e Luc Dardenne, com Thomas Doret, Cécile de France, Jérémie Renier (2011, cores, 87 mn)
(Drama / Jovens e adultos)

Um miúdo de onze anos é abandonado pelo pai num orfanato e semi-adoptado por uma jovem cabeleireira. Revolta, raiva e lealdade, num filme comovedor, que é um hino vivo à importância do amor familiar.
Óptimas interpretações, excelente ritmo.

UM ANO MAIS (ANOTHER YEAR)

Dirigido por Mike Leigh, com Jim Broadbent, Ruth Sheen, Lesley Manville (2010, cores, 129 mn)
(Drama ligeiro / Jovens e adultos)

Tom e Gerri (!) são um casal com cerca de 60 anos que tem uma vida feliz; amam-se, confiam um no outro, têm empregos que lhes agradam, uma horta nos arredores e poucas ambições para além de serem o que são. 
Pela vida e pela casa deste casal vão passando, ao longo de um ano, família e amigos em busca do conforto que eles se dispõem a dar-lhes.
Um filme maravilhoso, discreto em termos emocionais como é típico dos filmes britânicos, insistente no valor da família.

AS BRANCAS MONTANHAS DA MORTE (JEREMIAH JOHNSON)

Dirigido por Sydney Pollack, com Robert Redford, Will Geer, Delle Bolton (1972, cores, 108 mn)
(Drama / Adultos)

Em meados do século XIX, Jeremiah Johnson, um americano marcado por acontecimentos que o espectador desconhece, decide viver o resto da sua vida como caçador na solidão das montanhas geladas, mas descobre rapidamente que afinal precisa dos outros e, por caminhos algo ínvios, alguns deles acabam por ocupar um surpreendente e importante lugar no seu coração.
Um filme heróico, da luta do homem contra os elementos, e da solidão no combate de honra contra inimigos bem visíveis.
Excelente fotografia, óptimas prestações.