Thursday, January 1, 2015

OS MÁRTIRES CATÓLICOS DO SÉCULO XX (THE CATHOLIC MARTYRS OF THE TWENTIETH CENTURY)

Robert ROYAL
Cascais, Principia, 2001, 480 pp.
(Ensaio histórico, Adultos)

O século XX fez mais mártires do que os restantes dezanove séculos de história da Igreja todos juntos. Nesta obra, são narradas histórias individuais e colectivas de martírio, começando no México revolucionário, passando pela Espanha da guerra civil, a Rússia soviética e a Alemanha nazi, e desembocando nos estados comunistas da Europa de Leste, da Ásia e da América Latina. Uma obra sobre a heroicidade da lealdade a Cristo. 

A LEBRE DOS OLHOS DE ÂMBAR (THE HARE WITH AMBER EYES)

Edmund de WAAL (n. 1964)
Lisboa, Sextante, 20132, 328 pp.
(Ensaio histórico / Adultos)

História narrativa da fascinante ascensão e queda de uma família de judeus secularizados que começa por enriquecer em Odessa, em meados do século XIX, e depois se desloca para a Europa ocidental (primeiro Paris, depois Viena, depois Tóquio), patrocinando as artes e vivendo o sonho da integração graças a uma fortuna fabulosa – para ser finalmente aniquilada pelo nazismo.

OS JUDEUS DO PAPA (THE POPE'S JEWS)

Thomas GORDON (n. 1933) 
Lisboa, Casa das Letras, 2012, 372 pp.
(Ensaio histórico / Adultos)


No contexto da polémica em torno da actuação do Papa Pio XII durante a II Guerra Mundial, Gordon Thomas – historiador protestante britânico –  mostra que, longe de ser anti-semita, o Pontífice demonstrou com actos uma profunda preocupação com o destino do povo judaico. 
Não sendo tão profundo como poderia, por usar um estilo principalmente narrativo sem uma referência explícita e continuada às fontes, este livro é uma excelente introdução a esta querela.

O RAPAZ DO PIJAMA ÀS RISCAS (THE BOY IN THE STRIPED PYJAMAS)

John BOYNE (n. 1971)
Lisboa, ASA, 2008, 176 pp.
(Ficção / Jovens & Adultos)

O protagonista deste breve mas emotivo e intenso romance é Bruno, um rapazinho de nove anos, filho de um comandante nazi, homem de confiança do próprio Hitler. Bruno vive em Berlim, com os pais e a irmã Gretel, que é uns anos mais velha que ele; e, embora comece a notar que algo estranho se desenrola à sua volta – nomeadamente com a chegada de Hitler ao poder e os preparativos para a guerra –, Bruno é tão pequeno, que não percebe verdadeiramente o que se passa. 
Até que a família tem de mudar de casa, porque o pai assume um cargo muito especial; e o problema não é só que Bruno é obrigado a afastar-se dos seus três grandes amigos, o problema são os meninos todos que ele vê do outro lado da rede, mas com quem está proibido de se relacionar.
Até que um dia...

MILHÕES (MILLIONS)

Frank Cottrell BOYCE (n. 1959)
Lisboa, Presença, 2004, 164 pp.
(Ficção / a partir dos 10 anos)

Damian, o narrador deste livro, tem cinco anos, acaba de perder a mãe e conversa habitualmente com os santos. Um dia, porém, encontra um saco com dinheiro que tem de gastar rapidamente, e tem de decidir como fazê-lo. 
Um livro divertido, escrito por um autor que conhece bem a infância porque tem sete filhos.

INDOMÁVEL (TRUE GRIT)

Dirigido por Ethan & Joel Coen, com Jeff Bridges, Matt Damon, Haille Steinfeld (2010, cores, 110 mn)
(Drama / Adultos)

Uma rapariga de 14 anos que, apesar da idade, sabe muito bem o que quer, contrata um velho marshall para caçar o assassino do pai. O ambiente é de western, o estilo é corrosivo e marcado pelo humor negro típico dos irmãos Coen, os diálogos são vivos, as interpretações excelentes. 
Ocasionalmente, neste filme sobre a justiça e a morte, há cenas de violência, que também são típicas desta dupla de realizadores.

O VÉU PINTADO (THE PAINTED VEIL) # O VÉU PINTADO (THE PAINTED VEIL)

Somerset MAUGHAM (1874-1965)
Lisboa, ASA, 2004, 286 pp.
(Literatura / Adultos)

Um dos melhores romances do autor, este livro que confronta a natureza egoísta e altruísta do amor retrata o casamento de dois ingleses, Walter e Kitty, que se casam quase sem se terem conhecido e partem para a China, onde Walter é bacteriologista. Enfadada com o marido e com a vida que leva, Kitty envolve-se numa relação adúltera, à qual o marido reage com uma estranha vingança.

###


Dirigido por John Curran, com Edward Norton, Naomi Watts (2008, cores, 125 mn)
(Drama / Adultos)

Um jovem médico altruísta apaixona-se por uma rapariga inglesa fútil, que aceita casar-se com ele essencialmente para se libertar da família; o choque entre ambos não tardará a manifestar-se, sob a forma de uma infidelidade conjugal a que se segue um longo e doloroso período de redenção. 
Realização impecável, óptimas interpretações; uma ou outra cena menos edificante.