Monday, December 8, 2014

OS DESPOJOS DO DIA (THE REMAINS OF THE DAY) # OS DESPOJOS DO DIA (THE REMAINS OF THE DAY)

Kazuo ISHIGURO (n. 1954)
Lisboa, Gradiva, 1991, 208 pp.
(Literatura / Adultos)


Romance do século XX, que retrata a vida numa abastada casa senhorial inglesa nas vésperas da II Guerra Mundial; a história é narrada do ponto de vista dos criados da mansão, retratando em especial a típica contenção emocional britânica e as tensões que ela gera. 


###

Dirigido por James Ivory, com Anthony Hopkins, Emma Thompson, John Haycraft (1993, cores, 134 mn)
(Drama / Jovens e adultos)
Óptima adaptação do romance de Kazuo Ishiguro, com notáveis interpretações, em particular dos dois protagonistas.

O FIM DA AVENTURA (THE END OF THE AFFAIR)

Graham GREENE (1904-1991) 
Lisboa, ASA, 2002, 264 pp.
(Literatura / Adultos)

Uma mulher adúltera pede a um Deus em quem afirma não acreditar que salve o amante de uma morte certa, em troca de ela não voltar a vê-lo; o milagre é-lhe concedido, e ela cumpre a sua parte da promessa, à custa de grande sofrimento, mas de uma cada vez maior paz interior. 
Romance algo cru sobre o amor e o ciúme físicos, através dos quais o autor sugere quão feroz é o amor e o ciúme de Deus pelas suas criaturas; romance moderno, como que a mostrar que Deus estende a mão aos homens independentemente da maneira como eles se ligam uns aos outros e a Ele. 
Ver também: https://www.delibris.org/es/el-final-del-affaire.


(NB – O filme com o mesmo título, realizado em 1999 por Neil Jordan, adultera significativamente o âmago do romance de Greene.)

Sunday, December 7, 2014

A FADA ORIANA

Sophia de Mello Breyner ANDRESEN (1919-2004)
Porto, Porto Editora, 2014, 96 pp.
(Literatura / a partir dos 10 anos)


O livro começa desta maneira lapidar: "Há duas espécies de fadas: as fadas boas e as fadas más. As fadas boas fazem coisas boas e as fadas más fazem coisas más." E depois mostra que as fadas são estranhamente parecidas connosco: uma mistura de boas intenções, tentações subtis e decisões desastrosas. E que as condições da redenção são exigentes, e estão nos limites do risco.
Sem ser uma das obras da autora com mais trabalho estilístico, é uma daquelas em que a moral é mais instrutiva, simples e elevada.

THE GIVER - O DADOR DE MEMÓRIAS

Lois LOWRY (n. 1937)
Lisboa, Everest Editora, 2010, 240 pp.
(Ficção futurista / Jovens e adultos)

Jonas vive num mundo perfeito, sem guerras, sem dores, sem necessidades de escolha – mas sem cores, sem música, sem memórias, sem sentimentos: de tudo isto foram privados os seus habitantes para poderes ser “felizes”. Mas um dia Jonas descobre que as memórias são uma componente essencial da vida, e tudo muda. Um romance notável, só aparentemente para jovens, sobre aquilo que é essencial ao ser humano.